Dicas para pedalar no inverno: Preparado para pedalar no inverno?


Cuidados para Pedalar no Inverno.


Pedalar no inverno pode não ser uma atividade muito agradável, mas existem algumas dicas e cuidados que podem te ajudar a pedalar com mais conforto e mantar as atividades.


O Brasil é um país de clima tropical, o inverno não costuma durar muito tempo, mas em determinados estados ele é extremamente rigoroso.

O vento frio, os dias nublados sem sol podem desanimar alguns ciclistas de pegar a bike e treinar. A tendência é desanimar e ficar em casa.

Tomando alguns cuidados você vai continuar pedalando. Confira nossas dicas....


Aquecimento e Alongamento:


Antes de sair pedalando, faça um aquecimento de pelo 10 minutos. Nos dias de frio a sensação térmica no nível da pele é bem menor.

O alongamento não é uma coisa que deve ser feita somente no inverno, deve-se ter o hábito de fazer diariamente. Porém durante esse período do ano, a falta de alongamento aumenta as chances de lesões.

Nossos músculos se tornam menos elásticos, as temperaturas baixas provocam aumento de contração muscular. Por isso a grande incidência de lesões.

Inicio do Pedal:

Comece o pedal num ritmo mais lento, vá aumentando gradativamente, até encontrar uma pedalada confortável. Use marchas mais leves em subida e suba devagar, sem pressa, evite transpiração excessiva.

Respiração:

As baixas temperaturas, o clima seco e o vento frio dificultam a respiração, por isso dê preferência pela respiração nasal.

Normalmente a imunidade do corpo abaixa durante o inverno e podem surgir as doenças causadas por vírus e bactérias.

Roupas:

Nosso rosto, pés e mãos são sensíveis sensores de temperatura. Dê atenção especial a essas partes do corpo.

Não dá para sair de casa só de manga curta e nem colocar um monte de roupa, porque além de prejudicar seus movimentos, onde vai guardar toda a roupa assim que esquentar?

Vale a pena usar uma bolsa de selim ou de quadro para guardar os acessórios de frio assim que o corpo esquentar.

Dica:

 Evite roupas de algodão, elas absorvem suor e demoram muito para secar. Vento frio, corpo quente e roupa molhada não é uma boa combinação para a saúde.

Segunda Pele:

 Ajuda a manter a temperatura do corpo, funciona como um isolante térmico, favorece evaporação do suor, evita o acúmulo de umidade e dessa forma diminui a sensação de frio. Preço médio R$50,00.


Jaqueta Corta Vento:

 Ela também ajuda manter a temperatura do corpo, existem alguns modelos que são impermeáveis. O ideal é que tenha a parte do abdômen e do peito emborrachadas.

Opte por modelos que tem área de respiro com tecido vazado, isso evitará acumulo de suor. Prefira as cores mais chamativas. Preço médio R$150,00.


Manguito e Pernito:

  Servem para aquecer braços e pernas respectivamente, mas tem a grande vantagem de ser muito mais prático para retirar quando o clima estiver mais quente.

Geralmente são utilizados com camisa de manga curta e bermuda. 



Bandana:

 Os modelos atuais são tubulares, o que permite utilizá-la como uma espécie de cachecol. Além de não ocupar espaço para guardar, pode ser retirada e colocada muito facilmente.

Esse modelos tubulares também podem ser usadas para proteger pescoço, orelhas, boca e nariz.


Luva Dedo Inteiro:

 elas tem uma área de cobertura maior, porém limitam um pouco os movimentos dos dedos, mas vale a pena usá-las nesses dias de frio.


Protetor para os lábios:

  O vento frio resseca os lábios, por isso é importante hidratá-los regularmente.

Calça de ciclismo:

 a grande vantagem de usar a calça de ciclismo é que ela além de aquecer suas pernas, da conforto e segurança para pedalar. Você não o corre o risco de enroscar a barra na corrente. Recomendo comprar calça com tecido mais grosso e com forro especial.


Máscara:

 confortável, segura vento, protege as orelhas, pescoço, boca e nariz. Não atrapalha a função do capacete. Existem diversos modelos.

Alimentação:

As mudanças fisiológicas geradas em nosso corpo nos dias de frio aceleram nosso metabolismo e auxiliam a queima de gordura e perda de peso.

O nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura. Naturalmente nosso apetite também aumenta. É preciso controlar a alimentação para evitar ganho de peso.

Dicas Importantes:

não prolongue o tempo de parada, não deixe seu corpo esfriar;
reveja a calibragem dos pneus, como ficamos mais suscetíveis a dores e a dormência, o ideal é baixar um pouco a pressão dos pneus para absorver melhor os impactos;
pesquise sobre seu trajeto, evite passar por lugares onde tenha incidência de neblina e vento forte

bebida alcoólica destilada não aumenta a temperatura do corpo. Ela causa uma sensação de aquecimento. A queimação que a pessoa sente, é na verdade sintoma leve de esofagite e gastrite. Esporte e bebida alcoólica não rola.
assim que chegar do pedal, banho quente.
Vale a pena tomar alguns cuidados para passar o inverno com saúde e pedalando.

As dicas foram uteis? deixe seu comentário ou sugestão e compartilhe com os amigos(a) para que todos pedalem o mais confortável possível. 

Obrigado por visitar o blog!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rotas e trilhas do pedal: Árvore do Avatar

Rota do Pedal Itaguaí x Rampa do Parapente x cachoeira secreta x Ponte do Tarzan

Rotas e trilhas do Pedal: A felicidade não é algo pronto.